- rotação em torno do eixo (gera os dias e as noites);
- translação em torno do Sol (estações do ano);
- "bamboleio" (movimento oscilante semelhante ao rodopiar de um pião, em que o eixo tanto pende para um lado como para o outro, até parar completamente.).
Bamboleio da Terra. Fonte: http://masoneriaysimbolismo.blogspot.pt/2012/12/la-precesion-de-los-equinoccios-el.HTML |
Bamboleio da Terra. Fonte: http://masoneriaysimbolismo.blogspot.pt/2012/12/la-precesion-de-los-equinoccios-el.HTML |
Diagrama da Terra e da esfera celeste (imaginária), mostrando as relações do equador e dos polos terrestres com suas projeções na esfera. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_celeste |
A projeção da trajetória aparente do Sol sobre a esfera celeste, quando observada a partir da Terra é eclíptica.
Devido à inclinação do eixo da Terra, o plano do equador não coincide com o plano da eclíptica, existindo um ângulo de inclinação de aproximadamente 23°, 27' e 30''. Por este motivo, o Sol está 6 meses a norte e 6 meses a sul, do equador celeste. Logo, existem 2 momentos do ano em que o Sol corta o equador celeste e a luz é distribuída igualmente - equinócio da primavera no hemisfério norte e equinócio do outono no hemisfério sul.
À medida que o polo celeste vai descrevendo o movimento de bamboleio no céu, vai-se alterando também a constelação zodiacal(*) que serve de pano de fundo à passagem do Sol nos equinócios.
A interseção da eclíptica com o equador celeste num determinado equinócio (ponto vernal), marca o início de um novo signo e de uma nova era.
Por exemplo, a passagem do ponto vernal para a constelação de Peixes marcou o início da era de Peixes.
A apesar das incertezas em relação à mudança de Era astrológica, devido aos diferentes sistemas zodiacais, tudo indica que já entrámos na Era de Aquário.
(*) Zodíaco - é o grupo de constelações que se situa na região da eclíptica.