"...não existe um ser humano que não esteja contaminado por esse mal tão terrível." (Norberto R. Keppe no livro "A Origem das Enfermidades Psíquicas, Orgânicas e Socias")
O Dr. Norberto R. Keppe é um psicanalista, filósofo, pedagogo e cientista social. Sendo ainda, o fundador e Presidente da Sociedade Internacional de Psicanálise Integral (SITA).
Segundo o Dr. Keppe, a inveja é o sentimento responsável por todos os males e vícios, pois deseja acabar com tudo o que existe, enlouquecendo o ser humano e sua civilização.
O invejoso é um devorador que não tem controle sobre o seu desejo, motivo pelo qual é devasso.
A pessoa invejosa, tem grande apego aos factos e elementos errados em detrimento do que é correcto e verdadeiro, pelo que se pode dizer que, a falta de sanidade mental se identifica com a inveja.
Estudo realizado
O quadro demonstra que a inveja é a causa fundamental de muitas doenças. Quanto mais invejosa uma pessoa for, mais menor percentagem de saúde terá.
- pessoa 90% invejosa revela apenas 10% de sanidade;
- pessoa 50% invejosa, é 50% saudável;
- pessoa 10% invejosa é 90% saudável.
É portanto possível concluir que, para se ter saúde é necessário diminuir em grande escala, o sentimento de inveja sobre os outros.
"A inveja é o «sentimento» mais difícil, e ao mesmo tempo fácil de ser resolvido; mais difícil porque em grande parte é inato, atingindo cada indivíduo que nasce – e fácil porque depende da vontade de cada um, para evitar que ele predomine no comportamento humano." (Norberto R. Keppe)
Fonte:
STOP, Jornal Científico-Artístico-Cultural, Nº11, Outubro 2008.