O Tsuru representa o arquétipo não só do amor, da sorte e da longa vida, ele essencialmente simboliza o poder da gratidão, que quando em ação permanente na nossa vida, é a razão da realização de todos os nossos desejos e o motivo da nossa felicidade.
O Grou, é uma ave migratória que conta com cerca de 15 espécies a nível mundial, atualmente em risco de via de extinção. A espécie mais famosa é o Grou Japonês (grou-da-manchúria ou grou-da-crista-vermelha) que deu origem à lenda do Tsuru, considerado pelos japoneses um pássaro sagrado portador de boas energias, felicidade, amor, fidelidade, sabedoria, boa sorte, prosperidade, saúde e longevidade.
Segundo a sabedoria ancestral japonesa, o Tsuru é considerado o pássaro mais antigo do planeta capaz de viver 1000 anos, acasalando apenas com uma única fêmea e mantendo-se-lhe fiel até ao fim da vida. Por esta razão, é o símbolo de vida longa, felicidade e fidelidade eterna, estando presentemente representado nos casamentos no quimono das noivas ou decorativamente em cortinas de mil origamis.
A História de Sadako Sasaki e o Poder do Tsuru
No final da 2ª Guerra Mundial, o Japão foi alvo de diversas doenças devido à explosão da bomba de Hiroshima. Uma das histórias que marcou para sempre o Japão, foi a de Sadako Sasaki, uma menina que aos 12 anos foi diagnosticada com Leucemia.
Segundo reza a história, durante o seu internamento hospitalar, recebeu de amigos, papeis coloridos com a intenção de fazer mil origamis Tsuru pedindo a sua cura. A querida Sadako em vez de pedir pela sua própria cura, começou por desejar a paz no mundo e faleceu em 1955 sem conseguir completar o “senbazuru”.
“Eu escrevo a palavra "Paz" nas tuas asas
e tu voarás o mundo inteiro.”
Ensinamentos de Sadako Sasaki
Os amigos de Sadako continuaram a sua obra e completaram os mil Tsurus, dando inicio a uma campanha por forma a conseguir dinheiro suficiente para construir um monumento em homenagem à Paz e às Vitimas da Guerra, em Hiroshima. O desejo concretizou-se e o monumento foi inaugurado em 1958, no Parque da Paz em Hiroshima e todos os anos a 6 de Agosto é celebrado o Dia da Paz no Japão.
A Lenda de Senbazaru
Reza a lenda que ao fazer 1000 origamis Tsuru (“senbazuru”), com o foco no que se deseja, o desejo não tardará a ser realizado.
"Toda a felicidade do mundo, surge do desejo de que outros sejam felizes."
Ensinamentos de Shantideva
Namastê!
Ariana Reys
https://reflexosdoceu.wixsite.com/reflexosdoceu
https://www.facebook.com/arianareysreflexosdoceu
https://www.instagram.com/reflexosdoceu/
https://www.pinterest.pt/reflexosdoceuarianareys/espiritualidade-terapias-e-conhecimento/
https://www.facebook.com/arianareysreflexosdoceu
https://www.instagram.com/reflexosdoceu/
https://www.pinterest.pt/reflexosdoceuarianareys/espiritualidade-terapias-e-conhecimento/