"CALMA!"

É preciso acalmar o alarmismo social, o pânico e as correrias ao papel higiénico.
O medo é o maior veículo de transmissão e propagação de doenças. O medo não nos deixa pensar e agir correctamente, e é ai que os erros acontecem, tal como o uso de máscaras de forma errada e inconsequente, assim como as correrias aos supermercados, causando a escassez de alimentos e produtos essenciais a todos.

É essencial pensar que, para todos superarmos este infeliz acontecimento da melhor forma, devemos agir como seres equilibrados que vivem em sociedade. Se todos fizermos o nosso papel e agirmos com consciência tudo irá correr pelo melhor, e rapidamente tudo voltará ao normal, como sempre foi.


Para aqueles que estão em pânico, deixo aqui os números do INSA (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge), sobre a morte por gripe, em Portugal:
*Inverno de 2018/2019 - Morreram 3331 mil pessoas;
*Inverno de 2014/2015 - Morreram 3714 mil pessoas;
*Inverno de 2013/2014 - Morreram 4467 mil pessoas;
*Inverno de 1998/1999 - Morreram mais de 8000 mil.


Infelizmente, sempre morreram pessoas com gripe em Portugal e no resto do mundo. Mas esta é uma fatalidade que só pode ser superada se todos tiverem a calma e a consciência, necessárias, passando a utilizar práticas de segurança e higiene que impedirão o contágio não só da gripe, mas de muitas outras doenças bem mais fatais.


Sejamos conscientes, namastê!

Ariana Reys


Fonte: