"NASA - PORTAIS MAGNÉTICOS"


Jack Scudder, professor na Universidade de Iowa na área da física e astronomia, apoiado pela NASA, desenvolveu uma investigação que permitiu descobrir que em torno do campo magnético da Terra, existem portais magnéticos que abrem e fecham várias vezes por dia, podendo ficar abertos por tempo indeterminado. 

Ao que parece, estes portais constituem uma ponte de ligação energética directa, entre o campo magnético da Terra e o campo magnético do Sol (93 milhões de quilómetros de distância).

Os portais magnéticos são também denominados por "Pontos-X" ou zonas de difusão de electrões. Localizados a dezenas de milhares de quilómetros da Terra, estes portais são formados mediante um processo de cruzamento de linhas de força magnética entre a Terra e o Sol. Este processo magnético de reconexão, permite que a energia de ambos os campos magnéticos (Terra e Sol), se misturem e cruzem através do espaço criando aberturas invisíveis e instáveis, que são capazes de transportar partículas energéticas a grandes velocidades da atmosfera do Sol à da Terra e vice versa, provocando tempestades geomagnéticas.


"Ponto X"  (facultado pela NASA)
Através da análise e estudo dos dados facultados pelas naves THEMIS (NASA), Cluster (ESA) e POLAR (NASA), Scudder terá descoberto cinco combinações simples do campo magnético e medidas de partículas energéticas que indicam quando se cruzam com um "Ponto-X". Assim, uma nave espacial equipada com os equipamentos certos, pode fazer os cálculos e determinar com precisão a localização dos Portais Magnéticos.


          Vídeo explicativo com legendas.
As legendas têm alguns erros, mas ajuda para quem não domina o inglês.

Vídeo original da NASA, em inglês sem legendas

Namastê!

Ariana Reys