# LENDA - "A ÁGUIA E O FALCÃO" #

Lenda Sioux "A Águia e o Falcão"

Conta uma velha lenda dos índios que, uma vez, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros e a mais formosa mulher da tribo, chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo.

– Nós amamo-nos e vamos nos casar – disse o jovem.

– Amamo-nos tanto que queremos um feitiço, um conselho ou um talismã… alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos… que nos garanta que estaremos um ao lado do outro até à morte. O que possamos fazer?

O velho feiticeiro emocionado ao ver dois jovens e tão apaixonados, disse:

– Existe algo a ser feito, mas é uma tarefa muito difícil e espinhosa… 
Tu, minha linda jovem, deves subir o monte a Norte da aldeia, levando apenas uma rede e as próprias mãos. Deves apanhar o falcão mais forte e vigoroso e trazê-lo até mim com vida, até ao terceiro dia depois da lua cheia.

– Tu, jovem valente – prosseguiu o feiticeiro – deves subir a montanha do trono levando apenas uma rede e as próprias mãos. Uma vez lá em cima, encontrarás a mais brava das águias. Deves apanhá-la e trazê-la até mim com vida!

Os jovens abraçaram-se com ternura e partiram, a fim de cumprir a sua difícil missão. 


No dia decretado pelo feiticeiro, em frente à sua tenda, os dois jovens esperavam com a águia e o falcão, dentro de um saco. 

Ao vê-los o feiticeiro pediu que retirassem as aves dos sacos com cuidado.

– E agora o que faremos? – perguntou o jovem – Matamos as aves e depois bebemos a honra do seu sangue?

– Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne? – sugeriu a jovem.

– Não! – disse o feiticeiro – Amarrem as aves entre si, pelas patas com fitas de couro. Quando as tiverem amarradas, soltem-nas, para que voem livres…

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar mas apenas caíram por terra. Algum tempo depois, as aves irritadas pela impossibilidade de voar, começaram a lutar pela sua liberdade, atacando-se entre si com garras e bico, ferindo-se com gravidade.

Neste momento o velho disse:
– Nunca se esqueçam do que estão a ver. Eis o meu conselho. 
"Vocês são como a águia e o falcão - se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como mais tarde ou mais cedo, irão ferir-se um ao outro. Se desejam que o vosso amor perdure, voem juntos, lado a lado, mas jamais amarrados.

Autor desconhecido


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=014lKuHYmZw




"O amor não aprisiona, nem atrapalha. 
O amor é um sentimento gracioso e libertador, 
não impondo limites nem condições.
Quem ama sente a felicidade do outro como sendo sua."

Namastê 

Ariana Reys



https://www.facebook.com/arianareysreflexosdoceu
https://www.instagram.com/reflexosdoceu/
https://www.pinterest.pt/reflexosdoceuarianareys/